Servidores participam de capacitação sobre o novo Cadastro Único


A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) promoveu, nesta quinta-feira (6), uma capacitação destinada a apresentar aos profissionais das unidades socioassistenciais as mudanças no novo sistema do Cadastro Único (CadÚnico), que será lançado em março deste ano.

Cerca de 200 técnicos e especialistas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e demais unidades receberam as primeiras orientações sobre as mudanças no sistema.

“Embora a gestão do Cadastro Único seja de responsabilidade do Governo Federal, o sistema impacta as políticas públicas deste GDF na área social. Por isso, essa capacitação é essencial para que nossos profissionais estejam devidamente preparados para utilizar a ferramenta, que facilitará o trabalho nas unidades socioassistenciais e, consequentemente, melhora a qualidade do atendimento à população”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

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Cerca de 200 técnicos e especialistas receberam as primeiras orientações sobre as mudanças no sistema | Foto: Divulgação/Sedes-DF

Novo CadÚnico

A partir de março deste ano, entrará em funcionamento a nova plataforma do CadÚnico, modernizada para buscar e incluir automaticamente os dados das famílias a partir de diferentes bases do Governo Federal, como Receita Federal, Previdência Social, Carteira de Identidade Nacional, Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), entre outras. Com isso, a medida tornará mais ágil a inclusão e atualização cadastral do público no sistema.

A mudança na plataforma é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Dataprev, que também oferecerá uma capacitação on-line obrigatória para todos os operadores do Cadastro Único.

Karleany Gonçalves, coordenadora de Transferência de Renda e Benefícios (Ctrab) da Sedes, esclarece que, na prática, quando os operadores inserirem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no sistema, outras informações serão processadas automaticamente. Contudo, a novidade não altera diretamente o acesso aos benefícios sociais.

“Não haverá mudanças significativas. A estrutura dos formulários de entrevista do Cadastro Único permanecerá inalterada. Apenas a plataforma para o registro dessas informações será modificada”, frisa.

Essas mudanças terão um impacto positivo para as famílias, pois o atendimento poderá ser mais ágil, com algumas informações cadastrais sendo preenchidas automaticamente a partir das bases de dados do governo federal”, completa.

O Cadastro Único é um sistema do governo federal que reúne informações sobre famílias de baixa renda no Brasil. Ele serve para identificar e selecionar beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira da Pessoa Idosa, entre outros. O cadastro facilita o acesso a esses benefícios e ajuda o governo a formular políticas públicas mais eficazes.

Um dos serviços ofertados pelos Cras, Creas, Centros Pop e unidades de acolhimento geridos pela Sedes é a inclusão e atualização cadastral das famílias no sistema. Além disso, existem pelo menos 13 postos disponíveis no DF para a manutenção do Cadastro Único, que realizam o serviço por meio de contrato de parceria.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)



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jornalismodigitaldf.com.br

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