Será que o whey protein dá acne? A creatina engorda, dá pedra nos rins ou faz o cabelo cair? Não importa o tipo, os suplementos mais comuns nas academias sempre geram dúvidas em quem está começando a se preocupar com os treinos e a alimentação.
Para esclarecer os mitos e verdades que rodeiam produtos como o whey, a creatina, a cafeína e o ômega-3, convidamos três médicas em diferentes áreas para colocar um fim às dúvidas e fake news. Confira:
1. Whey protein é um anabolizante?
Não. Whey protein é a proteína do soro do leite que ajuda na reparação dos músculos depois da atividade física. “Whey protein é um suplemento proteico enquanto anabolizantes são hormônios androgênicos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos corporais. Portanto, são substâncias totalmente diferentes”, explica a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Leia também
2. Whey protein causa acne?
Depende. Segundo a dermatologista Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), antes de falar dessa relação entre acne e whey protein, é necessário pontuar que a acne é um problema multifatorial, causado por uma inflamação na glândula sebácea.
“Vamos relembrar também que há uma relação entre consumo de leite e acne, em indivíduos predispostos, uma vez que a proteína do leite pode aumentar a secreção sebácea. Uma dose de whey protein oriundo da proteína do leite pode equivaler de 6 a 12 litros de leite. Sendo assim, irá aumentar consideravelmente a produção da glândula sebácea, culminando na piora do quadro de acne em quem já tem o problema, ou contribuindo para o aparecimento de lesões semelhantes à acne – acneiformes – em indivíduos que não possuem tendência à acne”, esclarece a médica.
Ela ainda afirma que, se o problema aparecer, o paciente pode substituir o whey protein oriundo da proteína do leite pelo beef protein (proteína da carne) ou suplemento de proteína de origem vegana. “E, claro, tratar a acne e corrigir as outras possíveis causas”, explica Cintia.
![whey-suplemento Médicas explicam 10 mitos e verdades sobre suplementos para emagrecer](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_600/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/02/06164635/whey-suplemento.jpg)
![whey-hidrolisado Médicas explicam 10 mitos e verdades sobre suplementos para emagrecer](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_180/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/02/06164629/whey-hidrolisado.jpg)
![whey-isolado Médicas explicam 10 mitos e verdades sobre suplementos para emagrecer](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_180/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/02/06164626/whey-isolado.jpg)
![logo-metropoles-branca Médicas explicam 10 mitos e verdades sobre suplementos para emagrecer](https://files.metropoles.cloud/imagens/logo-metropoles-branca.png)
Existem três tipos de whey protein
GettyImages
Um deles é o whey concentrado, que tem 75% de concentração proteica
GettyImages
Outro é o isolado, que tem 80% de proteínas
GettyImages
O terceiro tipo é o hidrolisado, que pode ser feito a partir do concentrado ou do isolado. Ele passa por um processo de hidrólise, no qual as proteínas são quebradas em estruturas menores, com concentração de até 90%
GettyImages
3. Intolerantes à lactose podem tomar whey protein?
Sim. Segundo Marcella, na verdade, os intolerantes a lactose não podem tomar qualquer whey protein porque a forma concentrada (o tipo mais comum vendido) contém lactose. Então, eles devem escolher a forma isolada, com zero de lactose na composição, informação que deve estar presente no rótulo do produto.
“Pessoas com muita sensibilidade a derivados lácteos, com indicação de suplementos proteicos, podem optar por outras fontes como beef protein, de carne, e a proteína em pó vegana, de leguminosas”, diz a nutróloga.
Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!