Em primeira exibição em 2025, o Cinebeijoca retorna na próxima segunda-feira (10/2) com a exibição do filme A Rainha Diaba (1974). Com entrada gratuita, o longa será exibido no Cine Brasília e o público poderá ainda participar de um debate sobre a obra.
O filme é livremente inspirado na figura de Madame Satã, figura histórica do Rio de Janeiro no começo do Século XX, e retrata o crime organizado e o narcotráfico da cidade. A trama acompanha o bandido conhecido como Rainha Diaba em uma saga de “fabricar” um novo bandido para enganar a polícia ao saber que um de seus capangas pode ser preso.
Reprodução/IMDB
Reprodução/IMDB
Reprodução/IMDB
Dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, o longa é estrelado por Milton Gonçalves e conta com outros atores renomados no elenco como Odete Lara, Stepan Nercessian, Wilson Grey, Nelson Xavier, Yara Cortes e Zezé Motta, em uma pequena participação.
Leia também
Pelo filme, Milton Gonçalves recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 1974.
Além da exibição do filme, o projeto propõe também uma roda de debate, que será mediado por Luca Almeida e terá a presença especial de Débora Butruce e da cineclubista Helena Versiani. O Cinebeijoca é um Cineclube do curso de audiovisual da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e conta com a parceria do Cine Brasília.
Serviço
Sessão Cinebeijoca: A Rainha Diaba (Antonio Carlos da Fontoura, 1974). 10 de fevereiro de 2025 (segunda-feira). Às 19h. Endereço: Cine Brasília