O deputado distrital Robério Negreiros protocolou o Projeto de Lei 1502/25, que propõe a inclusão das disciplinas de “Robótica” e “Programação” na grade curricular das escolas de educação básica do Distrito Federal. A iniciativa visa ampliar a inclusão digital e preparar os estudantes para os desafios tecnológicos do século XXI.
A proposta busca reduzir a desigualdade de acesso às tecnologias, oferecendo ferramentas essenciais para que os alunos desenvolvam habilidades em inovação, raciocínio lógico e resolução de problemas. Segundo o parlamentar, a modernização do currículo escolar contribuirá para a formação de cidadãos mais preparados para um mundo em constante evolução digital.
Com a crescente demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia, a inclusão dessas disciplinas nas escolas pode abrir novas oportunidades para os jovens, além de estimular o interesse por carreiras ligadas à ciência e à tecnologia. O projeto agora aguarda análise e tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Segundo Negreiros, as disciplinas, oferecidas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, promovem o aprendizado ativo e permitem que os alunos se tornem protagonistas de seu processo educativo, ao mesmo tempo em que despertam o interesse pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Isso, afirma, faz da medida algo urgente e necessário para preparar os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e dinâmico.
Ainda de acordo com o parlamentar, a proposta visa contribuir para a inclusão digital, uma vez que irá reduzir a desigualdade de acesso às tecnologias e preparar os alunos para os desafios do século XXI. “Além de modernizar o currículo escolar do DF, também irá formar cidadãos mais preparados para o futuro, capazes de se adaptar e contribuir para um mundo em constante evolução tecnológica”, justifica Negreiros.
Caso vire lei, a Secretaria de Educação do DF ficará responsável por desenvolver diretrizes e conteúdos programáticos para as disciplinas de Robótica e Programação, em parceria com instituições de ensino superior e empresas de tecnologia.