A chia é uma semente milenar, conhecida especialmente pelo seu poder de emagrecimento. No entanto, as vantagens dela vão muito além dos benefícios na dieta. O grão começou a se popularizar no Brasil por volta de 2014, mas é consumido há milhares de anos por mexicanos e guatemaltecos, principalmente por conta dos ganhos que ele fornece ao organismo.
De acordo com a nutróloga Fernanda Cortez, as sementes de chia são um complemento nutricional por conta do alto teor de nutrientes. Os principais são: ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco.
“Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida como um superalimento”, pontua a especialista.
Leia também
Benefícios da chia
A semente também é um antioxidante natural e age contra o envelhecimento precoce da pele. Isso porque minimiza o efeito dos radicais livres no organismo, responsáveis por danificar a estrutura de diferentes células do corpo.
“Os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo enfermidades degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer”, revela Fernanda.
![Agua-com-chia_2 Conheça os benefícios da chia, semente considerada um superalimento](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/10/04152354/Agua-com-chia_2.jpg)
A chia também pode ser uma boa aliada no controle da diabetes, pois evita o aumento rápido da glicemia no corpo, controlando a quantidade de açúcar no organismo. No entanto, é imprescindível acompanhar a doença e seguir sempre orientações médicas.
A especialista também explica que, de fato, a chia pode contribuir para o emagrecimento. Porém, somente quando é aliada a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos. O que significa que, mesmo sendo um superalimento, não faz milagres.
Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!