O lendário cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento, de 82 anos, foi envolvido em um episódio polêmico na cerimônia do Grammy Awards 2025, realizada ontem (2/2) em Los Angeles, Estados Unidos. Nndicado na categoria de Melhor Álbum de Jazz pelo disco Milton + Esperanza, gravado em parceria com a cantora norte-americana Esperanza Spalding, teve um assento negado nas mesas principais do evento.
Nesta segunda-feira (3/2), o perfil oficial de Milton no Instagram esclareceu o ocorrido. Segundo a publicação, a equipe do cantor percebeu que a Academia havia destinado a Esperanza um lugar nas mesas principais, enquanto Milton foi alocado na arquibancada, “decisão que ignorou tanto sua trajetória artística quanto sua idade avançada e limitações físicas”.
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Instagram/@fernandesmagaiver01
Reprodução/Twitter
Instagram/Reprodução
Reprodução/Globoplay
Instagram/Reprodução
Reprodução/ Instagram
A publicação explicou que, ao questionarem a organização, a justificativa dada foi que “apenas os artistas que eles queriam no vídeo” poderiam ficar nas mesas. Diante dessa situação, a equipe optou por não levar Milton à cerimônia principal.
“A carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistados pelo genial artista brasileiro falam por si. Optamos pela ausência dele na cerimônia principal”, diz o comunicado.
Protesto
Esperanza, que estava presente na cerimônia, utilizou as redes sociais para protestar. A cantora levou um cartaz com a imagem de Milton, contendo os dizeres: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui.” A manifestação rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, com internautas brasileiros criticando duramente a organização do Grammy pela falta de reconhecimento.