A PaulOOctavio é uma das marcas mais tradicionais e reconhecidas de Brasília. Desde a sua fundação, já foram realizadas mais de 800 obras na capital, variando de empreendimentos residenciais e comerciais até obras de terceiros. “Isso nos proporcionou o prazer de assinar mais de 52 mil carteiras de trabalho, o que também é motivo de muito orgulho”, celebra Paulo Octávio Alves Pereira, CEO das Organizações PaulOOctavio. Para os próximos anos, a meta é atingir mil empreendimentos lançados.
Em 2025, a empresa completa cinco décadas de atuação. Inicialmente, quando foi criada, em 1975, as suas atividades eram destinadas ao mercado imobiliário, com foco em compra, venda e aluguel de imóveis. No entanto, a partir da década de 1980, houve um investimento na construção dos seus primeiros residenciais, hotéis e shopping centers. De acordo com o CEO, as atividades também foram ampliadas para os setores de concessionárias de veículos, seguros, comunicação social, manutenção predial e, ainda, à energia limpa e renovável, com a PO Energy.
A visão estratégica de negócios permitiu que a empresa se destacasse em âmbito nacional. Contudo, Paulo Octávio acredita que o sucesso da sua marca se deve, em primeiro lugar, pela atenção e foco ao cliente. “Nossas equipes, em todos os negócios que administramos, os colocam como prioridade absoluta. Na construtora, oferecemos garantia de cinco anos nos imóveis que construímos. Nos shoppings, tanto o lojista quanto o consumidor final são nossas prioridades. Isso se repete nas concessionárias e em todos os ramos em que atuamos”, afirma.
Paralelo a isso, o empresário conta que também há um forte investimento na qualidade. Por isso, segundo ele, são contratados os melhores profissionais, que trabalham com o melhor material disponível, seja qual for sua atividade. “E oferecemos um mix de produtos e serviços de alto nível, em todos os nossos negócios, para fidelizar todos os clientes do mercado nos diferentes negócios em que atuamos”, complementa.
Para garantir o êxito de cada empreendimento, Paulo Octávio indica, ainda, que há a contratação de grandes escritórios de arquitetura; Além disso, ele ressalta que há sempre uma busca por fornecedores de insumos consagrados e cuja qualidade é certificada pelos mais rigorosos órgãos reguladores. “Se você soma apenas o que há de melhor, não há como errar”, garante.
Economia aquecida no DF
O CEO das Organizações PaulOOctavio destaca que, atualmente, são gerados cinco mil postos de trabalhos diretos e cerca de 15 mil indiretos. É nesse contexto que o empresário avalia a potência do grupo para movimentar a economia da capital. “Junto a isso temos nossa própria arrecadação. Hoje temos 13 canteiros de obras ativos, quatro shopping centers que dão a outros empreendedores a oportunidade de aumentar a massa de impostos arrecadados pelo Governo do Distrito Federal (GDF), sem contar com outras atividades geradoras de tributos, como concessionárias de veículos”, informa.
Paulo Octávio pontua que toda esta engrenagem econômica gera alguns bilhões em impostos de toda a ordem, desde o IPTU e o IPVA a outros que não são tão claros para o público em geral. “Ou seja, um significativo percentual do orçamento do DF vem das empresas integrantes das Organizações PaulOOctavio e de suas parceiras. Com este montante, o governo local pode investir em obras e na melhoria da vida da população, em um círculo virtuoso em que todos ganham”, diz.
O desenvolvimento imobiliário
O empresário comenta que o ano de 2025 iniciou com uma taxa de juros em um alto patamar e, devido a esse cenário econômico, o imóvel será o melhor investimento para o consumidor. “O imóvel é um investimento que nunca vai se desvalorizar. Não há riscos. Você não perde seu dinheiro ao investir em concreto e aço, além de ter garantias que outros mercados econômicos não podem oferecer”, explica.
Para auxiliar nesse investimento, Paulo Octávio conta que o foco será oferecer o produto adequado a cada público, por isso estamos com uma carteira de imóveis diversificada. “Podemos atender desde casais a famílias com dois ou três filhos, em todas as cidades do DF. Paralelo a isso, temos acordos com bancos para oferecer taxas mais vantajosas, o que é um diferencial que não será fácil de encontrar neste momento”, aponta.
Três perguntas para Paulo Octávio Alves Pereira, CEO das Organizações PaulOOctavio:
Quais foram os momentos mais memoráveis da marca?
São inúmeros, mas podemos destacar a inauguração do nosso primeiro residencial, na década de 1980, em Taguatinga, a abertura da rede de concessionárias Bali (1995), a inauguração do Brasília Shopping (1997), do Terraço Shopping (1999), do Taguatinga Shopping (2000) e do JK Shopping (2013), a inauguração do Royal Tulip Brasília Alvorada (2000) e a recuperação arquitetônica do Brasília Palace (2006).
Por que a marca se tornou uma das mais conhecidas do país?
Henry Ford já dizia que se ele tivesse um centavo, o investiria em publicidade. Além de nossa preocupação com a qualidade, temos uma política forte de investimento em comunicação, levando nossa mensagem aos clientes por meio dos melhores canais, sejam eles rádios, TVs, portais noticiosos e jornais, como o Correio Braziliense.
Quais são os principais diferenciais da PaulOOctavio no mercado imobiliário brasileiro?
Acredito que nosso planejamento constante, com cenários de médio e longo prazos, permite oferecer o que há de melhor no mercado imobiliário. Estamos em 2025 e já sabemos onde, quando e como vamos lançar os produtos nos próximos cinco anos. Temos critérios rigorosos de seleção dos terrenos que vamos adquirir.
Fonte: Correio Brasiliense