Por; jornalista Edvaldo Campos
Hélvia Paranaguá, uma profissional dedicada à educação, expressa sua gratidão e reconhecimento a todas as mães que atuam na área. “Parabéns para todas nós, profissionais da educação que somos mães e que sejamos luz na vida dos nossos filhos e de quem servimos, nossos estudantes,” disse Hélvia, destacando a importância do papel maternal na formação das futuras gerações.
Entre essas mães dedicadas está Regilane Sousa, uma motorista escolar que compartilhou um pouco de sua jornada. Regilane começou sua carreira como monitora, onde trabalhou por quase 10 anos. “Já trabalhei de monitora, quase 10 anos, então tem costume com menino. Acaba que você se apega, né? Você se apega com criança,” conta ela, evidenciando o vínculo afetivo que desenvolve com os pequenos.
Para Regilane, seu trabalho vai além de apenas transportar as crianças; é uma extensão de seu papel como mãe. “Chega em casa, faz comida, cuida de menino, volta no outro dia, trabalha e sorrindo o tempo todo,” diz ela, refletindo sobre a rotina árdua e gratificante. Ela destaca a facilidade e a segurança que oferece aos pais, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. “Uma facilidade com o transporte, né? Para estar levando as crianças para escola, facilitando a vida dos pais. Então a gente tem uma responsabilidade muito grande.”
A presença de mães como Regilane no transporte escolar é um conforto adicional para muitos pais. “Para mim é muito bom assim, eu fico tranquila em saber que dentro do ônibus tem mulheres que são mães, que sabem esse lado, tem esse lado de mãe para poder cuidar do meu filho. Eu me sinto como mãe deles,” afirma Regilane, sublinhando a empatia e o cuidado maternal que traz para seu trabalho.
Regilane vê seu trabalho como a realização de um sonho e uma conquista pessoal significativa. “Acaba que é a realização de um sonho, né? Para nós, mulheres, eu não imaginaria isso, que seria motorista eu não imaginaria. Aí acaba que a realização de um sonho a gente se torna mais importante para gente mesmo,” conclui ela, emocionada.
Esta homenagem ressalta a importância e a influência positiva que mães educadoras, como Hélvia Paranaguá e Regilane Sousa, têm na vida das crianças. Elas não apenas cumprem suas funções profissionais com dedicação, mas também trazem consigo a essência do cuidado maternal, tornando-se verdadeiras luzes na vida dos seus filhos e dos estudantes que servem.