Nesta quarta-feira (25/12), dia de Natal, o rei Charles III compartilhou com o Reino Unido uma mensagem de fim de ano profundamente pessoal e emocionante. Embora o discurso faça parte de uma tradição da família real que remonta a quase um século, este ano, o local que o monarca escolheu para transmitir a saudação fugiu dos protocolos reais.
Leia também
Geralmente gravada nas residências reais, como o Palácio de Buckingham ou o Castelo de Windsor, a mensagem, desta vez, foi filmada na Capela Fitzrovia, no coração de Londres. O local, anteriormente parte do Middlesex Hospital até sua demolição, em 1924, serviu como refúgio para médicos e enfermeiros e agora funciona como espaço de meditação, eventos e celebrações inter-religiosas.
Essa foi a primeira vez em 18 anos que uma mensagem de Natal foi gravada fora dos palácios reais. A última mensagem feita de forma semelhante ocorreu em 2006, quando a falecida Rainha Elizabeth II discursou da Catedral de Southwark.
Rei Charles III quebra protocolo e faz discurso emocionante na Capela Fitzrovia
No discurso de 2024, o rei Charles abordou temas que mesclaram reflexões pessoais e questões globais. Ao falar sobre os desafios de saúde enfrentados por ele e pela princesa Kate Middleton, ambos diagnosticados com câncer este ano, o monarca prestou uma homenagem comovente às equipes médicas que os apoiaram durente o período delicado.
Embora não se saiba como anda o tratamento do rei Charles, em setembro, a princesa de Gales anunciou o fim do tratamento contra a doença.
“De um ponto de vista pessoal, agradeço de modo especial e sincero aos médicos e enfermeiros altruístas que, neste ano, apoiaram a mim e a outros membros da minha família nas incertezas e ansiedades da doença, e ajudaram a fornecer a força, o cuidado e o conforto de que precisávamos”, afirmou.
Conflitos globais
Charles não se limitou às questões pessoais e aproveitou a ocasião para tratar sobre os conflitos globais. Em discurso, ele chamou a atenção para a necessidade de um olhar mais solidário com as vítimas das guerras.
“Que neste dia de Natal, não deixemos de pensar naqueles para quem os efeitos devastadores do conflito no Oriente Médio, na Europa Central, na África e em outros lugares representam uma ameaça diária à vida e aos meios de subsistência de tantas pessoas”, refletiu o rei Charles.
Em relação à nação que lidera, o monarca refletiu sobre os tumultos que abalaram o Reino Unido após o assassinato de três meninas durante um evento temático de Taylor Swift em julho deste ano.Os ataques, que resultaram em tensão social, tiveram como alvo mesquitas e imigrantes. Apesar das dificuldades, o rei destacou o espírito coletivo das comunidades britânicas.
“Senti um profundo orgulho aqui no Reino Unido quando, em resposta à raiva e à ilegalidade em várias cidades neste verão, as comunidades se uniram não para repetir esses comportamentos, mas para reparar, para reparar não apenas edifícios, mas relacionamentos”, afirmou.
O discurso foi encerrado com uma interpretação de Once in Royal David’s City, cantada pelo coral Inner Voices, composto por jovens de Londres. Enquanto a música seguia, uma retrospectiva dos compromissos reais ao longo de 2024 foi exibida, celebrando momentos importantes da família real.
Agenda real
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Antes da transmissão da mensagem natalina, o rei Charles III liderou a família real em uma caminhada tradicional de Sandringham House até a Igreja de Santa Maria Madalena. Ele foi acompanhado pela rainha Camilla, pelo príncipe William e pela princesa Kate Middleton, além dos netos George, de 11 anos, Charlotte, de 9, e Louis, de 6.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.