O primeiro voo internacional será realizado pela empresa Copa Airlines vai chegar às 00h20 da Cidade do Panamá e retornar de Porto Alegre às 1h25
Depois de retomar 100% das operações domésticas na última segunda-feira (16/12), o aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, voltará a fazer voos internacionais na madrugada desta quinta-feira (19/12). A primeira operação nesse mercado será realizada pela empresa Copa Airlines, com chegada prevista ao aeroporto por volta de 00h20, da Cidade do Panamá. A mesma aeronave fará destino contrário às 1h25 do mesmo dia.
O voo da companhia aérea panamenha será um dentre dezenas de operações previstas para o principal aeroporto da região Sul. No início desta semana, a empresa TAP anunciou a retomada de voos para Lisboa, que iniciarão no dia 1º de abril de 2025 com três frequências semanais. A partir de janeiro de 2025, a Latam retoma as rotas de Porto Alegre para Lima (Peru) e Santiago (Chile). Já em março, a Aerolíneas Argentinas restabelece a rota Porto Alegre – Buenos Aires (Argentina).
O ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, disse que o avanço e a conclusão das obras no aeroporto, que possibilitou o retorno dos voos internacionais, representa a soma de esforços do Ministérios dos Portos e Aeroportos (MPor) junto à concessionária Fraport para o melhor atendimento da população, o que vai resultar em desenvolvimento do Estado. “A retomada dos voos internacionais é excelente porque, além de projetar o retorno de investimentos e desenvolvimento na Economia do Rio Grande do Sul, também representa o avanço da reconstrução do Estado. Estamos muito felizes que a soma de esforços entre o MPor e a Frapor já tem gerado bons frutos e tem possibilitado o bem-estar dos passageiros”, afirmou.
Depois da entrega da pista de pouso e decolagem de 3.200 metros do terminal aeroportuário, outros destinos nacionais, com destaque para a região Nordeste, também foram anunciados recentemente. Para Recife (PE), os voos tiveram retorno na última semana. Em Salvador (BA), as operações foram reiniciadas nesta terça-feira (17).
O Aeroporto Salgado Filho ficou fechado por cerca de cinco meses devido aos danos causados pelas fortes enchentes que assolaram grande parte do Rio Grande do Sul. No dia 3 de maio, o terminal interrompeu as operações em função dos estrados causados pelo grande volume de chuva. Entre maio e setembro, a Base Aérea de Canoas passou a receber voos comerciais de forma temporária.
Segundo a Fraport, em abril desse ano, o aeroporto registrou 530.972 passageiros em voos domésticos e 34.888 em internacionais. O número de passageiros caiu em maio para 41.942 em voos domésticos e 2.418 em internacionais antes de ser fechado. O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul (Sindetur-RS), Danilo Kehl Martins, estima que o estado alcance os números anteriores às enchentes em abril de 2025.