Resistente a assumir a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência no início do governo Lula, o marqueteiro Sidônio Palmeira agora toparia assumir um cargo no Palácio do Planalto, dizem aliados do publicitário.
Segundo esses aliados, Sidônio, que foi o responsável pelo marketing da campanha eleitoral de Lula em 2022, vê o governo em um cenário diferente em relação à transição do governo, quando negou o convite para a Secom.
Ricardo Stuckert/PR
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Pessoas próximas ao marqueteiro afirmam que ele tem demonstrado preocupação com o desempenho da gestão Lula na área de comunicação. Especialmente por causa das eleições de 2026, quando o petista deve tentar reeleição.
O marqueteiro, que mora na Bahia, tem viajado a Brasília a cada 15 dias. Durante a passagem pela capital federal, ele costuma se reunir com Lula e ministros do governo, atuando como “conselheiro” informal.
Foi dele, por exemplo, a ideia do slogan da primeira fase do governo Lula: “União e Reconstrução“. O publicitário também opina em campanhas do governo e até na imagem pessoal do presidente, segundo relatos.
Nas últimas semanas, Lula passou a recorrer mais ao marqueteiro. Como a coluna mostrou, Sidônio colaborou, por exemplo, com o anúncio do pacote de corte de gastos feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Sidônio como assessor e Laércio ministro
Nos bastidores, fontes do Planalto afirmam que há diferentes cenários sendo avaliados para Sidônio. Uma deles seria o marqueteiro assumir o comando da Secom. Outra possibilidade seria ele virar assessor especial da pasta, sem as obrigações burocráticas.
Nesse cenário, o hoje secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela, poderia assumir a chefia do ministério. Laércio foi ministro interino nos meses em que Paulo Pimenta esteve na Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul.
Pimenta minimiza críticas e elogia Sidônio
Atual titular da Secom, o ministro Paulo Pimenta minimiza notícias de que Lula tem recorrido a Sidônio e nega que isso signifique um enfraquecimento dele no governo.
“Veja bem: eu não sou um publicitário, eu não sou um marqueteiro. O presidente Lula sempre teve secretários da Secom, mas o governo teve o João Santana, o Duda Mendonça, certo? Que são estratégias de comunicação, que trabalham em campanhas eleitorais. E o Sidônio é uma pessoa muito qualificada, uma pessoa em quem o presidente confia e eu também confio”, disse Pimenta em entrevista à coluna na segunda-feira (9/12).
O atual chefe da Secom também elogia o publicitário, o qual classifica como uma pessoa “qualificada”. “Quanto mais perto ele estiver de nós, mais ele nos ajuda”, afirmou.
“A ajuda do Sidônio sempre foi muito bem-vinda aqui. E tudo aquilo que o Sidônio puder colaborar com o nosso projeto e nosso governo para nós é muito importante e muito positivo”, acrescenta.