Por: Jornalista Kelven Andrade
Em uma data de grande importância para a reflexão e memória histórica, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou o decreto que inclui o Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF. A ação visa fortalecer, ainda mais, a luta contra o racismo e valorizar a cultura negra em nossa sociedade.
“Esperamos que essa data fortaleça, cada vez mais, a luta contra o racismo e a valorização da cultura negra em nossa sociedade”, destacou o governador. O decreto reflete o compromisso do governo com a promoção da igualdade racial e o combate a todas as formas de discriminação, com foco especial na valorização da contribuição da comunidade negra na formação da cultura brasileira.
Celebrações do Evento Consciência Negra 2024:
A assinatura do decreto ocorre no contexto das celebrações do Evento Consciência Negra 2024, que aconteceu na Torre de TV, em Brasília. Já no terceiro dia de festividades, o evento reúne gastronomia, moda, debates e apresentações musicais de grandes artistas do DF e do Brasil, promovendo a cultura afro-brasileira.
O evento, que se tornou uma referência de celebração da identidade e da luta do povo negro, é um espaço de conscientização e cultura, com o objetivo de estimular o diálogo e a reflexão sobre as questões raciais, além de ressaltar o orgulho da herança cultural africana.
Ações no combate ao racismo:
Durante sua fala, o governador ressaltou o empenho do governo do DF em combater o racismo por meio de várias frentes de atuação, seja educação, cultura ou até mesmo no apoio às ações da polícia, que está preparada para atuar quando necessário. “Nós precisávamos dessa celebração para ressaltar todo esse trabalho de conscientização da população em relação às causas dos negros e acabar com o preconceito que ainda existe no nosso país”, afirmou Ibaneis.
“Temos orgulho, sim, de dizer que estamos fazendo a maior celebração da Consciência Negra do Brasil”, concluiu o governador, reafirmando o compromisso do DF com a promoção da igualdade racial e o combate ao preconceito.
Com o Dia da Consciência Negra agora oficialmente reconhecido, o DF dá um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde o respeito à diversidade e à história afro-brasileira é celebrado e valorizado.
SAIBA MAIS: