Reunião importante na Cidade Estrutural, representantes do Conselho Tutelar, Polícia Militar do DF e administração local discutiram o problema da venda de bebidas alcoólicas para menores e o impacto disso na segurança comunitária. A conselheira Irene relatou a pressão por ações mais rígidas para proteger a juventude e destacou que o Conselho Tutelar prioriza o encaminhamento de denúncias e a conscientização dos comerciantes locais sobre os riscos da venda de álcool a adolescentes.
Cobrança pela Fiscalização e Controle de Alvarás
Durante o encontro, a Administração Regional foi questionada sobre a emissão de alvarás de funcionamento para os bares e distribuidoras. Em resposta, o Administrador Alceu Prestes, esclareceu que os alvarás existentes foram concedidos por gestões anteriores, e cabe ao órgão fiscalizador, o DF Legal, a responsabilidade de verificar irregularidades e tomar medidas cabíveis, como interdições e multas.
Alceu fez questão de destacar e parabenizar o papel ativo das lideranças comunitárias e dos moradores na luta por um ambiente mais seguro e ordenado. Ele enfatizou o apoio que a administração tem recebido das lideranças para buscar soluções definitivas para a desordem causada pela atuação irregular de alguns estabelecimentos na cidade.
Administração Regional da Estrutural : Ações para Regularizar Bares e Fiscalizar Vendas de Bebidas a Menores
O professor Fábio, chefe de gabinete da Administração Regional do SCIA (Setor Complementar de Indústria e Abastecimento), compartilhou detalhes sobre o papel da administração local.
Segundo Fábio, a administração regional tem trabalhado junto ao Ministério Público e à Polícia Civil em um estudo sobre a “mancha de criminalidade” da Estrutural, identificando bares e áreas mais suscetíveis a atividades ilícitas e a ocorrências de venda irregular de álcool para menores. “Esse estudo é essencial para termos um panorama claro de onde estão os focos de problemas, e dessa forma conseguimos direcionar melhor as ações “, explicou.
Ausência do DF Legal Compromete Fiscalização, Afirma Capitão Elton
O capitão Elton, da PMDF, também cobrou a presença do DF Legal nas operações de fiscalização, enfatizando que, embora a Polícia Militar possa orientar os estabelecimentos, o fechamento de comércios irregulares depende da atuação do órgão responsável. “Quem deveria fechar esses comércios fora do horário permitido é o DF Legal. A PM pode intervir, mas a competência para o fechamento cabe ao DF Legal,” reforçou o capitão Elton.
🛑 A segurança e o respeito à ordem são prioridades! Administração, PMDF e comunidade juntos pelo bem-estar da Estrutural.
#SegurançaEstrutural #ConselhoTutelar #ProteçãoJuvenil #Fiscalização