Para o secretário-geral da Associação Contas Abertas, Gil Castelo Branco, o Siga Brasil tem grande relevância para o acompanhamento do orçamento pela população.
— O Siga Brasil é um portal fantástico. É, a meu ver, o principal instrumento existente para o acompanhamento das contas públicas por parte da sociedade. A sua criação e os constantes aprimoramentos o tornaram uma ferramenta atualmente indispensável para a transparência e o controle social. O portal possui as três características fundamentais para a avaliação positiva de um site: a facilidade para a navegação, o amplo conteúdo e a atualização diária.
Orçamento Fácil
Mais um projeto de sucesso da Conorf, este desenvolvido em parceria com a Agência Senado, é a série de vídeos Orçamento Fácil, que traduz os complexos conceitos orçamentários com exemplos práticos e linguagem simples e acessível. O projeto nasceu com o objetivo de promover a educação orçamentária cidadã, fortalecendo a participação social nas decisões sobre destinação de recursos, o controle social dos gastos e a produção de conhecimento para apoiar decisões mais informadas.
O projeto se originou como uma atualização das cartilhas impressas sobre orçamento, evoluindo para vídeos dinâmicos que explicam temas como PPA, LDO e LOA.
— O Orçamento Fácil é uma iniciativa conjunta que traz essa questão da transparência, explicando termos orçamentários difíceis como dívida pública, resultado primário e outros, numa linguagem fácil — diz o consultor-geral.
A página do Orçamento Fácil na internet e o canal da série no YouTube contam com 19 vídeos e continuam a se expandir para incluir novos conceitos e atualizações legislativas, como alterações nas emendas parlamentares e agendas transversais de gasto público. Além disso, o projeto busca ampliar sua disseminação, priorizando estudantes do ensino médio, câmaras de vereadores e assembleias legislativas, e levar a experiência brasileira para fóruns internacionais.