O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu, nesta segunda-feira (25/8), Lisa D. Cook (foto em destaque), diretora do Federal Reserve (FED, na sigla em inglês), o banco central norte-americano. O comunicado da dispensa foi publicado pelo presidente na rede social dele, a Truth Social.
No documento, Trump afirma que Lisa pode ter feito declarações falsas em contratos de hipoteca. “Você pode ter feito declarações falsas em um ou mais contratos de hipoteca”, escreveu Trump no comunicado. Veja documento:
Carta de demissão de Lisa Cook
“O povo americano precisa ter plena confiança na honestidade dos membros encarregados de definir a política e supervisionar o Federal Reserve”, adicionou Trump na mensagem que destituiu Cook do cargo.
Com mandato até 2038, Cook foi a primeira mulher negra a ocupar uma vaga no conselho da autoridade monetária dos EUA. Ela havia sido indicada pelo democrata Joe Biden em 2022.
Pressão sobre o FED
O presidente dos Estados Unidos tem travado uma guerra de narrativas contra a administração do FED. O motivo é a pressão que ele faz para que a instituição baixe a taxa de juros do país. O entendimento de Trump é que isso poderá fomentar o crédito e o crescimento econômico dos EUA.
Leia também
-
Trump reaparece com mão roxa e Casa Branca fala em reação à aspirina
-
Trump repudia ataque de Israel a hospital em Gaza: “Pesadelo”
-
Trump ameaça com tarifa de 200% se China não fornecer ímãs aos EUA
-
Trump diz ficar “muito bravo” quando Putin lança bombas após ligações
O FED mantém os juros do país de 4,25% a 4,5% ao ano. Uma taxa mais elevada costuma servir como freio para a inflação, um dos desafios enfrentados pelos EUA atualmente.
Na última sexta-feira (22/8), o presidente do FED, Jerome Powell, fez um discurso que animou mercados mundo afora. Ele sinalizou a possibilidade de baixar a taxa básica de juros dos EUA.
Leave a Reply