Trend da “cara de cansada” é um grito feminino contra padrão estético


Nas redes sociais, uma tendência inusitada de beleza vêm se destacando: estamos falando da “tired girl makeup“, ou, trend da maquiagem cansada. Caracterizada pelo uso reduzido de produtos, ela surge como um reflexo dos cenários político, social e ambiental. Com um panorama mundial que inclui políticas tarifárias, crises ambientais, inflação persistente e desaceleração econômica, não é de se surpreender que o estresse e o cansaço estejam estampados em nossos rostos e corpos — e a grande tendência para 2025 é parar de tentar escondê-los. 

Vem conhecer!

Lily-Rose Depp em evento pré-Oscar, em 2025

Conheça a “tired girl makeup”

A tendência abraça, em sua maioria, mulheres que estão cansadas — literalmente — de tentar alcançar padrões estéticos impossíveis. Sua principal característica é a ausência do corretivo, se distanciando de outros estilos de maquiagem em que o produto é uma etapa crucial para criar a aparência de uma pele fresca e bem descansada. Aqui, o objetivo principal é que o olhar cansado e apático esteja visível, destacando uma noite mal dormida.

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Historicamente, o cansaço aparente simbolizava desleixo com a saúde do corpo e da mente. Adotar um estilo de maquiagem que expõe as imperfeições, ao invés de escondê-las, é se posicionar socialmente contra padrões de beleza impostos à sociedade, valorizando a autonomia e o empoderamento feminino. 

Emma Chamberlain no Met Gala 2025

Saiba quem já aderiu

A atriz Jenna Ortega costuma se inspirar nos personagens que interpreta na hora de definir os looks que usará durante a turnê de imprensa de seus projetos. Com a série de sucesso Wandinha não é diferente: a atriz apostou na estética gótica da personagem para o tapete vermelho com elegância e criatividade.

Na maquiagem, Ortega se tornou referência para a “tired girl makeup”: olheiras definidas, pele pálida, sombra escura nos olhos, batom vinho e tons acizentados de contorno e blush. As sobrancelhas descoloridas e finas da atriz também contribuem para a estética, deixando seu olhar ainda mais marcante.

A atriz Jenna Ortega é uma das principais referências da tendência maquiagem de cansada

 

Jenna Ortega em evento da série Wandinha em Sydney, na Austrália

Além da protagonista de Wandinha, celebridades como Lily-Rose Depp, Emma Chamberlain, Billie Eilish e Gabbriette também estão na lista de adeptos à tendência. A exaustão, nos dias atuais, também se traduz como uma vida agitada e produtiva, se encaixando bem no mundo de músicos, atores e influenciadores.

Atriz Lily-Rose Depp

 

Modelo estadunidense Gabbriette

 

Influenciadora norte-americana Emma Chamberlain

Além da maquiagem

No vestuário, nota-se que também existe um comportamento minimalista crescendo entre as it girls. Celebridades como Hailey Bieber, Kylie e Kendall Jenner vêm optando por produções mais simplistas, deixando de lado o glamour urbano para usar roupas mais confortáveis. Um exemplo são as regatas preta e branca usadas pelas irmãs Jenner durante um jogo de basquete dos Knicks, que chamaram atenção nas redes sociais pelo estilo effortlessly cool.

As irmãs Jenner combinaram regatas nas cores preto e branco, calças de couro e sandálias abertas para o jogo dos Knicks

 

Hailey Bieber com regata preta, legging de poá e chinelo

Os chinelos também estão em alta: os calçados, antes usados sem muito apego ou atenção, passaram a ser peça-chave nos looks de celebridades e influenciadores como Livia Nunes, Gigi Hadid, Kylie Jenner, Hailey Bieber e Malu Borges. A busca por itens básicos e versáteis para usar no dia a dia se alinha à tendência do “olhar cansado”, demonstrando a necessidade de um conforto exterior que diminua o cansaço e o estresse interno.

Com a enorme quantidade de tendências de moda que surgem nas redes sociais constantemente, não é de se estranhar que o alto nível de estímulos nos faça buscar opções atemporais como regatas e chinelos, e estampas clássicas como o poá, para trazer uma sensação de segurança e leveza.

Lançamento da Havaianas, os chinelos fechados nos dedos fizeram sucesso na Dinamarca

 

Livia Nunes com modelo de chinelos de chaves

Acessórios de proteção e técnicas virais

Mais que buscar conforto na hora de se vestir, a segurança também é uma prioridade: mulheres estão recorrendo a acessórios que auxiliam na proteção contra o assédio e crimes de abuso sexual. Uma inovação recente é a pulseira Celentis, criada por pesquisadores da Espanha e de Portugal, capaz de identificar em poucos segundos a presença de drogas em bebidas utilizando apenas uma gota de saliva ou do próprio drinque. O objetivo é prevenir o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela”.

Celentis, pulseira para evitar o golpe Boa noite, Cinderela

Outro exemplo é um dispositivo da marca FlamAid, com design similar ao de uma granada, que pode ser usado como chaveiro ou pingente. Em caso de perigo, basta acioná-lo para, em apenas um segundo, emitir um alarme de 110 decibéis que soa por vários minutos ininterruptos. Conectado via Bluetooth a um aplicativo, o aparelho também envia a localização em tempo real para os contatos de emergência.

“Granada pacífica” FlamAid, ferramenta contra o assédio





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