Na última segunda-feira (25/8), o rooftop da loja Pretty New, no Lago Sul, foi palco de um encontro dedicado à reflexão sobre consumo consciente e moda circular. Em comemoração ao Dia Mundial do Second Hand, a loja lançou o minidocumentário Moda da Esperança e reuniu convidados especiais para conferir, também, a mostra O que fica: Histórias que o tempo valoriza, que trouxe peças atemporais em exposição.
Segundo Gabriella Constantino, nome à frente do brechó de luxo Pretty New, o projeto foi pensado para ir além de uma simples celebração comercial. “A missão real da marca é incentivar o consumo sustentável. Nosso objetivo não era apenas realizar um evento, mas causar impacto e conscientizar as pessoas”, declarou à coluna Claudia Meireles.
Antes de subirem ao rooftop, os convidados se reuniram no salão da loja. Em meio a araras e peças icônicas, a Pretty New apresentou a curadoria mais recente, incluindo camisetas produzidas em collab com a etiqueta Lucila, exclusivamente para o evento.
As estampas traziam uma frase que sintetiza o propósito da Pretty New. Na parte da frente, o dizer: Não há planeta B: faça valer reforça a importância do consumo consciente”. Já nas costas da camiseta, o slogan definiu o sentimento dos amantes do second hand, por meio da frase vintage’s lover.
Dia Mundial do Second Hand na Pretty New
Com uma atmosfera que remetia a um avant-première, o evento contou com pipoca, bolos da Ivone, drinks da Brutal Fruit e kombuchas da Lind, além de uma ambientação especial criada pela equipe audiovisual da Plug Brasília, representada por Blendon Silva, Alexandre Rodrigues e Wanderlon Soares. O trio trouxe um setlist lounge que colaborou para a atmosfera intimista da ocasião.
O curta de 13 minutos, produzido em parceria com a agência Jabot, destacou como a moda reflete o espírito de cada época, ao mesmo tempo em que pode ser ressignificada. O professor de história da moda João Braga foi um dos entrevistados e, em sua fala, ressaltou que “a moda acompanha o ar de um tempo”, mas não é a única forma de vivenciá-la.
Já a ambientalista e presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Suzana Pádua, reforçou, no documentário, a importância da adoção de práticas sustentáveis no setor da moda. O filme está disponível no canal do YouTube da marca (veja aqui).
Os convidados tiveram, ainda, acesso à exposição O que fica: histórias que o tempo valoriza. A mostra reuniu 16 peças clássicas do acervo da Pretty New, organizadas por décadas e acompanhadas de informações sobre sua relevância histórica. Entre os destaques estavam o icônico trench coat da Burberry — criado durante a Primeira Guerra Mundial —, peças em vinil assinadas por Paco Rabanne, edições limitadas de renomados estilistas e o clássico scarpin da Louboutin.
Gabriella Constantino ressaltou que o documentário e a exposição partem da necessidade de reforçar o papel da moda circular como resposta a uma indústria que ainda gera impactos ambientais profundos. “Precisávamos fazer algo especial para o Dia Mundial do Second Hand. É uma data muito significativa, mas também uma oportunidade de provocar um novo olhar sobre o consumo”, concluiu.
Confira os highlights do evento, pelas lentes de Guilherme Guimarães e edição de Brenno Ribeiro e Lucas Akasaki:
Veja quem esteve presente no lançamento da Pretty New, por Nina Quintana:
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