Também chamada de constipação intestinal, a prisão de ventre costuma ser provocada por um conjunto de fatores, conforme esclarece a nutricionista Andrezza Botelho. Entre as causas mais comuns, estão o baixo consumo de fibras, ingestão insuficiente de água, sedentarismo e hábitos intestinais irregulares — por exemplo, segurar a vontade de ir ao banheiro por longos períodos.
De acordo com a pós-graduada em medicina do estilo de vida, quando o assunto envolve combater a prisão de ventre e soltar o intestino, uma fruta tem esse papel: a ameixa seca.
A especialista explica que a opção é fonte de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do órgão do sistema digestório. “É um clássico”, descreve a expert sobre a função do alimento.
A nutricionista acrescenta que a fruta contém fibras insolúveis, compostos capazes de aumentar o bolo fecal. “A ameixa também traz na composição sorbitol, um açúcar natural com leve efeito laxante”, emenda a expert. Ela detalha que a opção pode ser consumida pura, em forma de suco, ou incorporada a receitas, como mingaus e iogurtes.
Para amenizar e evitar a prisão de ventre, Andrezza Botelho recomenda adotar algumas estratégias “simples e eficazes” no dia a dia. Ela aconselha aumentar a ingestão de fibras, de preferência comer frutas com casca. Legumes, verduras, leguminosas e cereais integrais devem fazer parte das refeições. A especialista define essas opções como “essenciais.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Leave a Reply