O Metrópoles venceu as categorias fotojornalismo e reportagem de áudio da etapa distrital do prêmio Sebrae de Jornalismo.
As fotos de Breno Esaki para a matéria “Assentamento no DF dá exemplo com produção agroecológica de orgânicos” publicada no portal e a reportagem de Gabriela Oliva “O novo empreendedor brasileiro: a mente inova, a IA impulsiona”, veiculada na Rádio Metrópoles, foram escolhidas entre os melhores trabalhos jornalísticos deste ano.
As fotografias documentaram a rotina de Adriana Fernandes, uma das líderes do Assentamento Pequeno William, em Planaltina. O assentamento abriga 22 famílias, realiza o plantio de culturas livres de agrotóxicos e comercializa a produção nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) e em programas sociais dos governos federal e distrital. A apuração do texto foi feita por Rebeca Kemilly e Willian Matos.
A reportagem de Gabriela Oliva, com colaboração de Russo Gomes, relatou como a Inteligência Artificial (IA) está transformando o empreendedorismo no Brasil. Divulgado na Rádio Metrópoles, o trabalho relata histórias e estratégias de sucesso da nova geração de empreendedores brasileiros.
Prêmio Sebrae
O Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece as melhores reportagens sobre empreendedorismo veiculadas na mídia local. A premiação está em sua 12ª edição e, neste ano, pela terceira vez consecutiva, o número de inscrições foi recorde. No Distrito Federal, 121 reportagens foram inscritas nas categorias de texto, áudio, vídeo e fotojornalismo, além da categoria especial de jornalismo universitário.
Esta é a quinta vez que o Metrópoles vence o Prêmio Sebrae de Jornalismo. Na última edição, o portal conquistou a categoria melhor Fotografia do DF, com registros feitos por Hugo Barreto para a reportagem “Cultivo de mirtilo e framboesa impulsiona renda de produtores no DF”. Os vencedores das estapas locais irão concorrer aos prêmios nacionais, cujos vencedores serão anunciados em dezembro.
Excelência
Prestes a completar 10 anos de existência, o Metrópoles acumula prêmios nacionais e internacionais de excelência em jornalismo. Neste ano, a série de reportagens Farra do INSS, de autoria do diretor da sucursal de SP, Fabio Leite, e do repórter Luiz Vassallo foi selecionada para concorrer na categoria Jornalismo em Profundidade da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).
A reportagem Baixada Sangrenta, produzida pelos repórteres Renan Porto e William Cardoso, foi eleita como um dos 10 melhores trabalhos jornalísticos multimídia da 13ª edição do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, concurso organizado pela Fundação Gabo, da Colômbia.
Na última edição do Prêmio CNT (2024), o Metrópoles ganhou dois troféus por materiais produzidos pela equipe. A reportagem O Outro Lado do Paraíso ganhou a categoria Webjornalismo, e o podcast Levando Esperança venceu como Melhor Áudio.
Leave a Reply
Cancelar resposta