Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Paulo Soares

DF tem 17 unidades espalhadas por 14 regionais de ensino e já formou milhares de estudantes do ensino público | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília
Termina, nesta segunda-feira (25), o prazo para efetivação das matrículas dos alunos contemplados na terceira chamada dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal. O resultado, voltado exclusivamente para pessoas da comunidade, foi divulgado na última quinta-feira (21) e abrange cursos de inglês, francês, espanhol e japonês, disponibilizados nas 17 unidades do programa.
Os candidatos selecionados devem comparecer à secretaria escolar do CIL em que foram contemplados, levando a documentação exigida: Certidão de Nascimento (original e cópia), CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência, carteira de vacinação e comprovante de tipagem sanguínea com fator RH. Para menores de idade, é obrigatória também a apresentação do RG e CPF do responsável legal, além da declaração de escolaridade.
Leia também
O período de matrículas para estudantes da rede pública e colégios militares já foi concluído. A primeira chamada, destinada aos alunos da rede pública, ocorreu entre os dias 4 e 6 de agosto. A segunda chamada, para estudantes da rede pública e colégios militares, teve o resultado divulgado no dia 13 de agosto, e a matrícula foi nos dias 14 e 15 de agosto.
O CIL é uma iniciativa da Secretaria de Educação que oferece cursos de idiomas como forma de ampliar oportunidades educacionais e fortalecer o aprendizado entre estudantes da rede pública e a comunidade do Distrito Federal. O resultado da terceira chamada pode ser conferido no site da Secretaria de Educação.
Centro Interescolar de Línguas
Mais do que memorizar palavras estrangeiras, aprender um novo idioma é acessar culturas, abrir portas para o mundo e ampliar horizontes pessoais e profissionais. Há 50 anos, o CIL cumpre esse papel no Distrito Federal. Com 17 unidades espalhadas por 14 regionais de ensino, a rede é uma política pública consolidada que já formou milhares de estudantes do ensino público em inglês, espanhol, francês, japonês e alemão — o último, oferecido exclusivamente no CIL 01 de Brasília.
Entre 2019 e 2025, mais de 350 mil estudantes passaram pelas salas dos CILs, de acordo com o Censo Escolar. No mesmo período, o GDF investiu R$ 1,37 milhão em serviços de manutenção predial para garantir a qualidade dos espaços. Atualmente, 829 professores integram o corpo docente desses centros, cuja missão vai além do ensino gramatical: é promover uma formação integral voltada à comunicação, expressão e inclusão.
Leave a Reply
Cancelar resposta