Lula anuncia R$ 30 bilhões para empresas afetadas por tarifaço

Por: Kelven Andrade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, que o governo federal vai disponibilizar R$ 30 bilhões em linhas de crédito para empresas brasileiras impactadas pelas tarifas impostas pelo governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump. A medida provisória que cria o programa será publicada nesta quarta-feira (13) e poderá ter o valor ampliado caso haja necessidade.

Segundo Lula, o plano terá foco nas pequenas empresas e nos setores mais vulneráveis, como produtores de alimentos perecíveis — espinafre, frutas, mel — e máquinas.

“A gente está pensando em ajudar as pequenas empresas, que exportam espinafre, frutas, mel e outras coisas. Empresas de máquinas. As grandes empresas têm mais poder de resistência. Nós vamos aprovar [a medida provisória] amanhã, e acho que vai ser importante para a gente mostrar que ninguém ficará desamparado pela taxação do presidente Trump”, prosseguiu o presidente.

O presidente destacou que a medida busca preservar empregos e incentivar a busca por mercados alternativos para as empresas afetadas. Ele afirmou que o governo já está enviando a outros países a lista de companhias que exportavam para os Estados Unidos. “Temos um lema: ninguém larga a mão de ninguém”, declarou.

Além do apoio financeiro, Lula disse que o governo incentivará empresários a recorrer à Justiça norte-americana contra as novas tarifas, defendendo que há amparo legal para questionar as medidas impostas por Washington. “Vamos incentivar os empresários a brigar pelos mercados. Não dá para dar de barato a taxação do Trump. Tem leis nos Estados Unidos, e a gente pode abrir processo. Eles podem brigar lá”, explicou.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o recurso será concedido por meio de crédito extraordinário ao Orçamento, mecanismo que permite destinar verbas fora do limite de gastos em situações emergenciais — como ocorreu no ano passado, no socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Haddad garantiu que as medidas já estão “100% prontas” e foram elaboradas em diálogo com representantes do setor produtivo. “O necessário para atender aos afetados”, disse o ministro.

A expectativa do governo é que o pacote de crédito alivie os impactos imediatos das tarifas e ajude as empresas brasileiras a manter competitividade no cenário internacional.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile