Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Londres, na última sexta-feira (22/8), após o início de protestos contra hotéis que abrigam pessoas em busca de asilo em todo o Reino Unido.
O sistema de asilo refere-se ao acolhimento de pessoas que fogem de guerras, perseguições ou violências em seus próprios países. Na Inglaterra, essas pessoas estavam sendo recebidas em hotéis temporários.
Cidades da Inglaterra, como Bristol, Exeter, Tamworth, Cannock, Nuneaton, Liverpool, Wakefield, Newcastle upon Tyne, Horley e Canary Wharf, registraram diversos protestos, com manifestações usando o slogan “Abolir o Sistema de Asilo”.
Os protestos têm ocorrido regularmente nas últimas semanas, após um indivíduo hospedado em hotéis ter sido acusado de tentar beijar uma menina de 14 anos, acusação que ele nega.
Na rede social X, a polícia de Londres informou que mobilizou agentes para os locais das manifestações, que terminaram sem prisões, pelo menos em Orpington: “Vocês verão mais policiais na área para garantir que as pessoas possam se manifestar pacificamente.”
Conflitos com outros grupos
Apesar dos protestos contra o sistema de asilo, contramanifestações organizadas por grupos diversos, como o Stand Up to Racism, que defendem o direito das pessoas de serem protegidas em hotéis, ocorreram em Bristol, Cannock, Leicester, Liverpool, Newcastle, Wakefield, Horley e Long Eaton, em Derbyshire, segundo o jornal The Guardian.
As autoridades se mobilizaram para separar os grupos rivais em Castle Park, em Bristol, onde ocorreram confrontos com a polícia.
Cerca de 200 manifestantes anti-imigração entraram em confronto com 50 manifestantes do Stand Up to Racism em Horley, Surrey. As manifestações ocorreram nas proximidades dos hotéis
Leave a Reply