Relator da CPMI do INSS, o deputado Alfredo Gaspar se manifestou sobre uma eventual convocação do vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula, para prestar depoimento.
A convocação é defendida por membros da oposição que integram a CPMI, mas é vista com cautela pelo relator. Em entrevista à coluna, Gaspar disse que pretende “seguir um cronograma” de convocações.
“Eu acho muito interessante que todas as pessoas que sejam de interesse da investigação possam prestar depoimento, mas não considero adequado antecipar essas convocações. Precisamos seguir um cronograma. Neste momento, temos que ouvir as pessoas ligadas diretamente à estrutura previdenciária brasileira. Por isso, escolhi convocar primeiro os ex-ministros da Previdência e os ex-presidentes do INSS, para termos um recorte histórico”, afirmou o relator.
De acordo com as investigações da Polícia Federal (PF), o Sindnapi arrecadou R$ 259 milhões em descontos considerados irregulares em aposentadorias entre 2019 e 2024. A PF alega que a entidade não apresentou documentos que comprovassem a autorização prévia dos segurados para a realização das cobranças.
“É uma ordem sequencial. Não adianta botar o carro na frente dos bois. Temos que ter equilíbrio e serenidade. Da minha parte, não quero prestigiar nem denegrir; quero buscar os fatos. Quem precisar ser ouvido, será ouvido”, declarou Alfredo Gaspar.
Leave a Reply