Governo organiza missão empresarial ao Canadá em setembro


O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) organiza uma missão empresarial para Toronto, no Canadá, para ampliar os acordos comerciais entre os dois países. A expectativa é de que a ida dos empresários brasileiros aconteça entre 10 e 12 de setembro, conforme anunciou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta segunda-feira (25/8).

“O governo brasileiro está organizando uma missão empresarial brasileira a Toronto, já entre os próximos dias 10 e 12 de setembro […] coincidimos com preocupações ao aumento de medidas unilaterais de restrição comercial, o Brasil ganha trato de um ciclo afetado com medidas que distorcem o fluxo do legítimo de bens e investimentos adotados sem justificativa técnica”, enfatizou Mauro Vieira.

A ida dos empresários brasileiros acontece em um momento em que Brasil e Canadá são alvos de sobretaxas por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para alguns produtos brasileiros, a alíquota aplicada é de 50%.

A missão empresarial foi anunciada por Mauro Vieira após uma visita do ministro de Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu, ao Palácio do Itamaraty. O político canadense também se encontrou com outros integrantes do governo Lula, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, e deve realizar novas reuniões em São Paulo, em especial com o setor empresarial.

Segundo informações do portal de estatísticas de comércio exterior do Brasil, o Canadá está entre os principais parceiros comerciais do país. Em 2024, as exportações brasileiras para o mercado canadense somaram US$ 6,3 bilhões, enquanto as importações de produtos e bens oriundos do Canadá alcançaram US$ 2,8 bilhões.

Entre os itens mais exportados pelo Brasil estão ouro, açúcar, aeronaves, café e alumina.

O ministro das Relações Exteriores também anunciou a retomada das negociações entre o Mercosul e o Canadá. O Brasil assumiu a presidência do bloco econômico sul-americano em julho deste ano, e um dos objetivos do governo brasileiro é finalizar o acordo com o Canadá.



Source link

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *