Traçando metas e ressaltando ações do ano anterior, a governadora em exercício Celina Leão (PP) esteve no Metrópoles Entrevista na noite dessa quinta-feira (23/1). A chefe do Executivo falou em saúde mental de servidores, combate à grilagem de terras, multas em caso de descarte irregular de lixo, eleições, entre outros temas.
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
@kebecfotografo
Celina comentou sobre a preocupação do GDF para com a saúde mental dos servidores da capital e revelou que o Executivo pensa em medidas para diagnósticos rápidos. “Estamos pensando em aplicar questionários objetivos, talvez até por inteligência artificial, para identificar aqueles que estão precisando de ajuda”, revela a governadora em exercício.
A chefe do Executivo relembrou o projeto Ressignificar, que é opcional para servidores, mas obrigatório para funcionários da segurança pública. “Essas pessoas precisam estar com a saúde mental equilibrada para cuidar das outras pessoas, vivem sempre em estresse absoluto, muitos problemas”, menciona.
“Ainda há muito preconceito e resistência quando se fala de saúde mental. As pessoas falam: ‘Mas eu não estou doido, por que eu tenho que ir num psiquiatra?!’. Não tem nada a ver com isso.”
Tendo o esporte como bandeira, Celina também defendeu o esporte como ferramenta útil no trato à saúde mental. “Acredito que o esporte é ferramenta poderosíssima para salvar vidas, criar disciplina, trazer bem-estar e saúde mental.”
Assista a um trecho da entrevista:
Moradia, multa e combate à grilagem
Celina Leão citou que, nessa quinta, assinou junto ao Brasília Ambiental uma licença para mais de 20 mil moradias em Samambaia. A medida deve não só beneficiar a população, mas também sinalizar um combate à grilagem de terras. “Eles [os grileiros] vendem, e a população, de boa fé, compra. É ilegal, traz vários transtornos, custa três, quatro vezes mais caro”, declarou.
Ainda sobre a preservação ao meio ambiente e prevenção a desastres, Celina Leão ressaltou que a Secretaria DF Legal tem atuado de forma on-line para multar quem joga lixo na rua indevidamente, por exemplo. Como revelou o Metrópoles, o DF tem 4 mil pontos de descarte irregular.
“O DF Legal aderiu a uma plataforma da Secretaria de Segurança Pública e, agora, participa de um monitoramento on-line em tempo real das áreas”, conta a governadora em exercício. “O que nós temos a dizer à população é, cada dia mais, apertar na multa”, alerta.
“Precisamos investir na educação ambiental. As pessoas precisam entender que, quando descartam lixo de forma irregular, trazem vários problemas, como bueiros entupidos, proliferação do mosquito da dengue, contaminações”, menciona a governadora em exercício.
“Um vice igual a mim”
Celina evitou se aprofundar no assunto eleições. Cotada para assumir o cargo em 2026, a governadora em exercício foi perguntada sobre qual seria o vice ideal e brincou sobre o tema. “Eu fico brincando com o governador Ibaneis Rocha, falando: ‘Governador, eu quero um vice igual a mim’”, comenta.
“O vice ideal tem que ser comprometido com o trabalho, ter carinho com nossa cidade, capacidade técnica pra ajudar do DF. Quem viveu 66 dias de afastamento do governador como eu vivi, sabe o quanto um vice fiel é importante.”