Por: Poliane Ketlen
A partir de julho, os usuários de celulares Android no Brasil terão a oportunidade de testar em primeira mão uma nova gama de funcionalidades contra roubo. Estas novidades, baseadas em inteligência artificial (IA), foram anunciadas durante o evento Google for Brasil, realizado nesta terça-feira (11/6) em São Paulo.
A nova ferramenta antirroubo utiliza IA para identificar sinais de que um celular foi furtado, bloqueando automaticamente a tela do aparelho. Este recurso inovador visa aumentar a segurança dos dispositivos e dificultar o uso de aparelhos roubados por criminosos. A implementação deste sistema faz parte de um esforço maior para reduzir os índices de roubo de celulares, um problema significativo no país.
Além das funcionalidades antirroubo, o Google anunciou um reforço no combate a golpes e fraudes através de aplicativos. Os celulares Android no Brasil serão incluídos em um programa piloto que apresenta uma versão aprimorada do Google Play Protect. Esta ferramenta de segurança avançada verifica aplicativos em busca de vulnerabilidades e ameaças, bloqueando a instalação de apps que exijam acesso a dados sensíveis sem justificativa adequada.
Maia Mau, diretora de Marketing do Google Brasil, destacou a exclusividade do programa para os brasileiros: “A partir de julho, os brasileiros serão os primeiros a testar essas três tecnologias contra roubo”. Este privilégio posiciona o Brasil na vanguarda da segurança móvel, com os usuários locais servindo como pioneiros na adoção e feedback dessas funcionalidades inovadoras.